2005-10-31

:(

Desculpem não responder aos comentários. Tenho o filhote doente. Apanhámos uma molha terrível na bicha do concerto dos D'Zrt no sábado à noite. Está com aquela tosse insuportável que não o deixa dormir. Já lhe fiz xarope de cenoura mas sei que há outros remédios caseiros eficazes. Alguém sabe a receita de algum?
Obrigada. Volto quando for possível...
PS. Peço desculpa por não responder aos emails que me enviaram a semana passada, mas pelos vistos, tinha a caixa cheia e nunca cheguei a recebê-los. Voltem a enviá-los por favor. Obrigada Gotinha, por me teres perguntado o que se passava!

2005-10-30

Bem-vindos à blogosfera!

Visitem: a Tenda de Histórias da Claudia L. e o Café Montmartre do Jolaze.

Top 5 das personagens de filmes que gostaria de ser

1. Professor Keating (Dead Poets Society); 2. Amélie (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain); 3. Eowyn (The Lord of the Ring) 4. Baby (Dirty Dancing) 5. Princess Leah (Starwars) [ouvindo a banda sonora de Amélie from Montmartre de Yann Tiersen] E tu, que personagens de filmes gostarias de ser?

To 5 de coisas a comer com pão

1. Nutella (de que estavas à espera!? Nutella for ever! YEAH!); 2. Camembert & banana; 3. Compota de abóbora com amêndoa e canela; 4. Presunto; 5. Chocolate. [ouvindo Joe Dassin Les petits pains au chocolat] E tu, que gostas de comer no pão? E pronto, Gomezzz, se não é desta que ressuscitas o top 5, estás tramado comigo!

Como és tu no amor?

How You Are In Love
You take a while to fall in love with someone. Trust takes time. In relationships, you tend to be a bit selfish. You tend to get very attached when you're with someone. You want to see your love all the time. You love your partner unconditionally and don't try to make them change. You stay in love for a long time, even if you aren't loved back. When you fall, you fall hard.

2005-10-29

Se fosse um dos 4 elementos...

... gostaria de ser ar, para pairar por cima das flores, brincar com as saias das meninas na Primavera, encaracolar os cabelos dos meninos e refrescar quem estivesse com calor. Gostaria de engrossar velas e brincar com as penas das aves. Mas pelos vistos, o que eu sou mesmo é fogo... E tu, qual dos 4 elementos gostarias de ser?

as palavras são como fogo

As palavras são como fogo. Pontes de descoberta de um novo mundo, fazem dançar à luz das suas labaredas. Algumas palavras aquecem, num consolo de quem trouxe a chama e a partilhou ou de si-para-si, mirado ao espelho, quando a chama se duplica e triplica... Muitas palavras curam, ainda que queimando ou por isso mesmo. E o poder cauterizante deixa cicatrizes guerreiras que outras palavras calorosamente ígneas alisarão. Há palavras que queimam, fazem bolhas e cortam laços, armadilham caminhos. Umas quantas podem ficar como lava oculta, escondidas sob as pedras e vão aquecendo, devagar. Cintilantes no ardor ou próximas do fogo gelado, tanto deixam marca como reduzem a cinzas. E das cinzas às vezes renascem, ou delas se renasce. Palavras-quentes-de-magia que transportam vida. Algumas palavras andam carregadas de fogo tremeluzente, encantadoras e hipnóticas, atraindo as borboletas. Fogo-fátuo, que prometem sem dar, como o latão brilha sem ser precioso. E há palavras que, no vítreo da passagem, fazem a purificação e derretem as impurezas - deixam apenas o ouro: palavras que transmutam... O transe do fogo dançando assemelha-se ao murmúrio de palavras ardentes. Deixam rasto de fogo na leveza. No aromático cheiro da vela que se vai afogando na cera em chama. Ah, e a luz das chamas... das palavras que incendeiam e iluminam. Permitem ver e aguçam o espírito num fogo-grego. Fogo-de-artifício da alma, podem ser as antípodas de si mesmas - poderosas e destruidoras ou tão frágeis que um sopro ou um chuvisco pode apagá-las. Há palavras de erupções e incêndios, como há de dormências e ausência de fogo. Amodorradas, acinzentadas, vazias e ocas. Às vezes, é preciso fricção para brotar, num incandescente instante. E depois, quase apavoram pelo poder que invocam e porque pode ser preciso palavras-de-queimadas para deter o incêndio. Cortinas-de-fogo, lava coalescente que não permite senão sentir. E há palavras-faúlhas, como beijos pequeninos. Palavras-fogo-posto, que se atiram a devorar adiante e em redor. Palavras são como fogo e muito depende das matérias que encontrarem para se transformarem... Viajante (28.03.2005)

As palavras são como água

As palavras são como água. Começam tímidas na nascente e vão crescendo no leito do rio. Por vezes, estão recatadas em lagos de calmaria. Outras vezes, inudam os locais mais recônditos. As palavras vão e vêm como vagas e não são de ninguém. Ou então estão presas, engarrafadas. Há palavras secretas escondidas em fossas abissais e outras transparentes e brincalhonas em cascatas. Certas palavras são duras e caem como saraiva* e outras enternecem como degelo. Algumas são avarentas caindo gota a gota; outras, abundantes, fertilizam como chuva. Há palavras secas à procura de uedes** no deserto ou desejosos de oásis; outras são frescas como orvalho matinal. Quando as palavras se revoltam, tornam-se tempestade marítima, senão acalmam-se em escuma. Certas palavras são tão frágeis que se evaporam, logo que são proferidas. Outras são tão fortes que permanecem como icebergues na memória. Há palavras violentas, maremotos destruidores e há outras que de tão pacíficas são água benta. Quando as palavras são encarceradas formam pântanos incompreensíveis; quando são finalmente libertadas, abatem-se em avalanche descontralada. Palavras apaixonadas tanto são suor como lágrimas. Palavras poéticas são água de colónia ou essência perfumada. Há palavras-beijo que viajam de saliva em saliva e outras em lençol subterrâneo. As palavras inseguras escondem-se nas nuvens e as extrovertidas juntam-se na foz entre rio e mar. Há palavras escorregadias como geada e outras dançantes como floco de neve. As palavras são como água. Há que deixá-las fluir, deixá-las seguir o seu curso. Jacky (27.03.2005) * granizo (para a gente do Sul). ** rios temporários no deserto do Sara.

Problema de expressão, Clã

D. McCall Só pra dizer que te Amo, Nem sempre encontro o melhor termo, Nem sempre escolho o melhor modo. Devia ser como no cinema, A língua inglesa fica sempre bem E nunca atraiçoa ninguém. O teu mundo está tão perto do meu E o que digo está tão longe, Como o mar está do céu. Só pra dizer que te Amo Não sei porquê este embaraço Que mais parece que só te estimo. E até nos momentos em que digo que não quero E o que sinto por ti são coisas confusas E até parece que estou a mentir, As palavras custam a sair, Não digo o que estou a sentir, Digo o contrário do que estou a sentir. O teu mundo está tão perto do meu E o que digo está tão longe, Como o mar está do céu. E é tão difícil dizer amor, É bem melhor dizê-lo a cantar. Por isso esta noite, fiz esta canção, Para resolver o meu problema de expressão, Pra ficar mais perto, bem mais de perto. Ficar mais perto, bem mais de perto. Porque às vezes é difícil traduzir por palavras o que se sente...

2005-10-28

top 5 de personagens da animação que gostaria de ser

1. A menina do Chapi Chapo; 2. O Dumbo; 3. O porquinho Babe; 4. O cozinheiro sueco do Muppet Show; 5. Courage, o cowardly dog. [ouvindo That's all folks da WB] Fico à espera de ver o teu top 5 de personagens de animação que mais gostas!

Top 5 das coisas que não faço há séculos!

1. Dormir 8h seguidas bem dormidas; 2. Dançar uma balada agarradinha e apaixonada; 3. Saltar ao elástico; 4. Ler um livro sem interrupções; 5. Jogar às cartas na praia. [ouvindo a RFM, fazendo publicidade à rúbrica: Há séculos que não ouvia isto] E tu, o que é que não fazes há séculos?

Top 5 das coisas que nunca fiz!

1. Apanhar uma bebedeira; 2. Participar numa orgia; 3. Comer caviar; 4. Estar em coma; 5. Nadar nua no mar. [ouvindo I feel good, do James Brown] E tu, qual é o teu top 5 de coisas que nunca fizeste?

Comentários

Pronto! A pedido de várias famílias, vou tirar as letrinhas de verificação dos comentários. Agora não se admirem se aparecerem comentários apagados, porque eu não censuro nada que me escrevam mas não suporto spam!
Bom fim de semana! 4 beijos na face como em Paris! :)****

XCIII - Mão

Alfred Gockel Sozinha na cama Mundos de prazer. Minha mão Fingindo ser tua... Jacky (26.10.2005)

2005-10-27

Escrever II

O PRÉ-TEXTO
Há uma certa concepção romântica do escritor na medida em que a maioria das pessoas pensa que ele se senta em frente ao teclado e que o texto surge assim, caído do céu porque tem talento para a escrita e ponto final. Até pode ser verdade com alguns sobredotados linguísticos, mas não é de forma alguma o que acontece em geral.
Para escrevermos um texto sobre determinado tema, temos que organizar as ideias e só depois é que podemos escrever quando elas tiverem um fio condutor, daí a necessidade de se criar o pré-texto.
Imaginemos que o tema sobre o qual temos que escrever é os nossos passatempos. Que fazer para termos ideias? Eis algumas ideias:
1. Mapas Conceptuais:
Os mapas conceptuais são necessários, antes da elaboração de um texto porque nos permitem de definir as ideias principais e secundárias dentro de uma certa organização. No esquema, podemos ver a relação lógica e hierárquica entre as várias ideias e podem ser feitos nas seguintes formas gráficas:

O meu esquema preferido é o mapa de ideias ou também conhecido por mapa mental: Como aqui seria complicado em html fazer um mapa mental, vou usar um esquema de subordinação para organizar as ideias sobre passatempos: A. FILMES B. LEITURA C. MÚSICA D. INTERNET E. TRABALHOS MANUAIS F. AMIZADES Agora alargando o tema a. Filmes, vou ramificar: 1. Géneros: 2. Realizadores: 3. Actores e actrizes: Continuo a ramificar o 1. géneros: a) comédias b) acção c) ficção científica etc e assim sucessivamente Quando o mapa mental estiver todo preenchido ficarão com toda a informação sobre passatempos organizada e poderão escrever de forma mais linear.

2. Brainstorming:

Muito simples é escrever numa folha de papel todas as ideias que aparecem à balda mesmo as mais disparatadas. Quando as ideias acabarem, organizamos as ideias por temas ou por hierarquias.

3. Consultar dicionários e livros de citações:

Costumo muitas vezes para ter ideias ver as definições das palavras ou dos temas que me interessam desenvolver. Também costumo ir ver os meus livrinhos de citações pois as ideias dos outros podem ajudar-nos a ter ideias ou a relembrar coisas que tínhamos esquecido.

Estas são as 3 técnicas que mais utilizo para criar o meu pré-texto, se utilizares outras ficaria grata que as partilhasses connosco.

Escrever I

A pedido de algumas famílias, vou dar aqui algumas sugestões sobre a dinâmica da escrita. São apenas dicas que fui aprendendo a ler gramáticas variadas e pela minha experiência própria, já que nenhuma cadeira que frequentei na FLUP me ensinou a fazê-lo. Está pressuposto não sei porque carga de água que um estudante de Letras já deve ser um craque em funcionamento da língua e um mestre em elaboração textual. Espero que vos seja útil.
Se quiserem podem participar e darem as vossas sugestões e ensinar alguns truques. Acho que todos ficaremos a ganhar com a troca de experiências...

Fix you, Coldplay

George Grall When you try your best but you don't succeed When you get what you want but not what you need When you feel so tired but you can't sleep Stuck in reverse And the tears come streaming down your face When you lose something you can't replace When you love someone but it goes to waste Could it be worse? Lights will guide you home And ignite your bones And I will try to fix you And high up above or down below When you're too in love to let it go But if you never try you'll never know Just what you're worth Lights will guide you home And ignite your bones I will try to fix you Tears stream down your face When you lose something you cannot replace Tears stream down your face And I Tears stream down your face I promise you I will learn from my mistakes Tears stream down your face And I Lights will guide you home And ignite your bones And I will try to fix you. Coldplay Hoje, estou em sintonia com esta canção... E tu, que canção andas a sintonizar?

Pecados

Se tivesses de escolher um dos 7 pecados capitais para te caracterizar: * Inveja * Ira * Gula * Luxúria * Preguiça * Soberba * Avareza Qual deles seria o mais apropriado? (Eu tenho a certeza absoluta que seria o orgulho)

Virtudes

Se tivesses de escolher agora uma virtude (que se contrapõe ao pecado) para te caracterizar: * humildade * liberalidade * caridade * paciência * castidade * temperança * diligência Qual escolherias? (Tenho dúvidas, talvez a temperança...)

XCII - Valsa

Paul Curtis Excitas-me tanto Quando o teu corpo dança em mim A valsa do prazer... jacky (26.10.2005)

XCI - Posse?

Alfred Gockel - Quero possuir-te! -(Mas como? Se és tu que estás dentro do meu corpo?...) Jacky (26.10.2005)

Bibó Leixões

Parabéns ao Leixões, clube do meu concelho, que jogou muito bem! Grande golo de Nuno Amaro, efeito em arco com o pé esquerdo, carago! Muito melhor que o do Simão Sabrosa!!! Oubistes Alegrão? No sábado à noite, lá estarei no Pavilhão do Leixões, para ir ver os D'Zrt ao vivo com o Mário e o Diogo... O que uma mãe não faz para ver um sorriso com covinhas na cara e estrelinhas no olhar do seu filhote! :))

2005-10-26

O meu telemóvel

Pronto, já só me faltam tirar duas. A do meu telemóvel já está! ;)

Blogues voyeurs (actualização)

A minha janela

Eis a minha janela da sala, com o filhote e a sua coleguinha de turma Daniela a pintarem-na com canetas apropriadas. Já experimentei e garanto que é muito divertido e que depois se limpa tudo facilmente!

A minha passarinha

Eis a Pricila, a minha passarinha, que me foi oferecida pelo Pedro e pelo Fernando, no meu último aniversário, para formar casal com o Elvis, o canário do filhote. Mandem as fotos das vossas aves para my birdy ou minha passarinha!

Categorias

Alguém me sabe dizer se há algum código que se coloque no template do blogger para se organizar os posts em categorias, tipo índice?

Babes

Há dias, durante um episódio dos Morangos com Açúcar, o meu filhote de 9 anos sai-se com esta:
- Mamã, sabes porque é que o Tójó não arranja babes?
- Não... (eu meia aparvalhada)
- Porque é um tímido!
- Ah pois...
Babes! Ele disse babes?

Que cocktail és tu?

You Are a Mai Tai
You aren't a big drinker, but you'll drink if the atmosphere is festive. And when you're drunk, watch out! You're easily carried away.

É verdade que não gosto de bebidas alcoolizadas. Só gosto daquelas que sabem a mais a fruta e pouco a álcool. Nestas férias, bebi sangria e gostei imenso. Alguém quer-me dar uma receita caseira para eu aprender a fazer?

Patinho feio

Cisnes reflectindo elefantes, Salvador Dali Ela sempre se achara patinho feio. Era um sentimento generalizado de nunca ser suficientemente boa em coisa alguma: beleza, inteligência, sabedoria, sensualidade, competência, carisma, elegância e empatia. Tentava passar despercebida a maior parte do tempo para que ninguém notasse as suas falhas. Costumava ficar em casa a estudar, a ler, a ouvir música. Evitava contactos físicos, não fossem descobrir o seu segredo. Desde pequena, estava habituada a desenrascar-se, a apoiar os outros e a tomar sempre conta de tudo sozinha. Nunca tinha sido mimada. Sempre tinham evidenciado nela o pior com críticas e raramente o melhor com elogios. Para ela, era inimaginável algum dia, descer a escadaria de um castelo, de vestido de noite cintilante, nem a falar num jantar perante centenas de pessoas importantes. Isso só acontecia em filmes, não na vida real, principalmente na sua própria vida... Estava convencida que nunca interessaria o suficiente para que alguém a amasse toda uma vida e, talvez por isso, nunca se espantava quando era abandonada ou era rejeitada. Na verdade, certas convicções acabam por condicionar comportamentos e esse complexo de patinho feio estava sempre a atormentá-la... Talvez um dia, ela entenda o seu verdadeiro valor, que os que parecem muito seguros de si, no fundo, são uns insignificantes patos que por aí andam, mas que acham que são uns verdadeiros cisnes. Talvez um dia ela acredite em si própria, só o futuro o dirá...
(13.05.2005)

2005-10-25

Pssssssssssssssst

Ei tu, aí! Sim, tu, que costumas ler o amorizade! Aprovas a sua nova imagem? (vá lá, diz que sim diz que não, diz qualquer coisa, mas não fiques com o teclado parado...)

Despedida

Roman Loranc Ele era frio e desligado, pelo menos, era o que parecia. Dizia dele mesmo que não gostava de se prender. Todos os seus dias acordavam melancólicos e, assim permaneciam, mesmo quando o nevoeiro se dissipava. Seguia o seu caminho, olhar no horizonte. Raramente, olhava para trás. Por vezes, arranjava companhia e ficava feliz, mesmo se nunca o demonstrava. Algumas pessoas persistiam em acompanhá-lo, puxando-o para outras direcções, adversas ao horizonte. Poucas pessoas, que gostavam dele como ele era, caminhavam ao seu lado, fazendo-o reparar nas flores perdidas do caminho. Quando o cruzamento trazia a separação, partia bruscamente porque assim tinha de ser. Como poderia ele quebrar a continuidade com rupturas e interrupções? Afastamento era ferida. Certos nós que o ligavam a afectos não podiam ser desatados. A não despedida era apenas uma forma de nunca ter de esticar a corda e de não perder o nó... jacky (11.05.2005)

Teste: que cor de cabelo deverias ter?

Your Hair Should Be Red
Passionate, fiery, and sassy. You're a total smart aleck who's got the biggest personality around.

Templates

Experimentando Templates

2005-10-24

Harry Potter e o Príncipe Misterioso

de J. K. Rowling Gosto de tudo o que é fantástico e por isso também sou fã da saga do Harry Potter. Ainda para mais, tendo a J. K. Rowling, vivido no Porto, torna a autora ainda mais interessante. Custou-me ler o 1º Harry Potter e a Pedra Filosofal, principalmente até ao HP entrar na escola mágica de Hogwarts. Fui gostando cada vez mais de ler esta saga e li os 4 livros que tinham sido publicados de rajada. O 5º livro tinha 750 páginas e achei-o um pouco cansativo. Este é o 6º. Falta só o 7º para acabar a saga. E sinceramente vos digo, achei este bem melhor que o 5º, mas muito mais deprimente também. E mais não digo, que não sou desmancha-prazeres e não vou contar o que vai acontecer...
E tu, gostas dos livros da J.K. Rowling?

Sexo

Sexo rima com amplexo. Que verso sem nexo! Esta semana, no Lirismo Minimalista

Jogo de Palavras: O que está...?

Jogo de rimas que costumo fazer em viagens longas para entreter o Mário. Basta colocar a pergunta: Onde está...? A resposta deverá rimar mesmo que seja disparatada! - O que está dentro do armário? - Está um dromedário. - O que está à janela? - Está uma panela. - O que está atrás da porta? - ... Agora é a tua vez! O que está...?

Quero-te timidamente

Quero-te timidamente como quer um amor nascente. Quero ser embalada pela tua voz, ouvir contar uma história de nós. Quero ver-me nos teus olhos reflectida, ser tua imagem preferida. Quero gravar o teu perfume na memória e esquecer o ciúme. Quero provar o teu sabor, fundir-me no teu amor. Quero sentir de novo a plenitude do amor em quietude. Quero ser tua. E tu, queres ser meu? jacky (19.03.2005)

Por outras palavras, Mafalda Veiga

Mafalda Veiga Ninguém disse que os dias eram nossos Ninguém prometeu nada Fui eu que julguei que podia arrancar sempre Mais uma madrugada Ninguém disse que o riso nos pertence Ninguém prometeu nada Fui eu que julguei que podia arrancar sempre Mais uma gargalhada E deixar-me devorar pelos sentidos E rasgar-me do mais fundo que há em mim Emaranhar-me no mundo E morrer por ser preciso Nunca por chegar ao fim Ninguém disse que os dias eram nossos Ninguem prometeu nada Fui eu que julguei que sabia arrancar sempre Mais uma gargalhada E deixar-me devorar pelos sentidos E rasgar-me do mais fundo que há em mim Emaranhar-me no mundo E morrer por ser preciso Nunca por chegar ao fim Muito expressivo este verso: Deixar-me devorar pelos sentidos. Gosto imenso, principalmente quando se vive uma grande paixão...

2005-10-23

Top 100 das maravilhas do mundo

Se tivesse de fazer um top das maravilhas do mundo, não poderia alargar-me muito porque, sendo a minha profissão muito instável, não me posso dar ao luxo de gastar dinheiro em viagens. Mas aqui ficam alguns locais/monumentos que muito aprecio ou já apreciei: * Tour Eiffel, Paris * Igreja Mathias, Budapest * Rialto, Veneza * Praça da Velha Cidade e o relógio da Câmara nessa mesma praça, Praga * Ponte D. Luis, Porto * Musée d'Orsay, Paris * Grand Place, Bruxelas * Lago, Genève * Catedral, Viena (conforme me for lembrando, vou acrescentando) Hillman Wonders of the World: já apreciei o 39, 40, 41, 51 e 85. E tu, que maravilhas do mundo deste top já tiveste o privilégio de contemplar?

If you give up, Hands on Approach

Hands on Approach: cantam em Inglês mas são Portugueses. Podem ouvir o mp3 na página oficial. If you don't wanna wait You left me inside out It's too hard for me There's no easy way out You don't know and don't ask how That i'm gonna make it work again You don't know and don't ask why That i'm gonna make it once again Refrão: If you give up now, who's gonna loose Which one of us, is given up now of being free And if you give up now, who's gonna loose Which one of us, is given up now of being free Distance from between us That we can't shake out It's cristal clear But it ain't gonna last You don't know and don't ask why That i'm trying to make it work I'm trying to make it work Refrão Just look around and see Who you really need Who you really want Refrão Just look around and see If you give up you won't be free You won't be free yeah yeah Never look back Ninguém disse que amar era canja, que manter a chama viva era fácil. Ninguém nos disse que as rupturas nos deixavam mais pobres e mais frágeis... E viver sem amor é fácil?

2005-10-22

Drive, The Cars

Who's gonna tell you when It's too late? Who's gonna tell you things Aren't so great? You can't go on Thinking nothing's wrong... Who's gonna drive you home tonight? Who's gonna pick you up When you fall? Who's gonna hang it up When you call? Who's gonna pay attention To your dreams? Who's gonna plug their ears When you scream? You can't go on Thinking nothing's wrong... Who's gonna drive you home tonight? Who's gonna hold you down When you shake? Who's gonna come around When you break? You can't go on Thinking nothing's wrong... Who's gonna drive you home tonight? Mais uma canção que ando a reviver com o Oceano Pacífico na RFM. Simplesmente adoro-a! Hmmmm Quem é que te vai dar a mão quando caíres? Quem vai prestar atenção aos teus sonhos? Quem é que te vai abraçar quando estiveres a tremer? O que não vale uma amorizade assim?

As minhas pantufas

Eis as minhas pantufas, umas bem quentinhas para o Inverno e os chinelos da ratinha bailarina para combinar com as cuecas e com o pijama...

As nossas sapatilhas

Temos quase as mesmas sapatilhas porque o meu pai compra-as para mim e para o filhote aos pares. Parecem quase do mesmo tamanho, não é? (33 e 37, de facto)

O meu sofá

Eis um dos Sofás da Jacky e o Mário Nuno, com a respectiva capa protectora para cães e crianças e a caixinha dos bordados.

2005-10-21

Sopa de letras de emoções e sentimentos

Consegues encontrar 57 emoções e sentimentos nesta sopa de letras? Vamos lá pôr os neurónios a funcionar! ;)

Haiku - Haikai

Para quem quer aprender e divertir-se a escrever haikus/haikais, eis um link útil com exemplos... (Obrigada Luis)

Se fosse uma voz...

... gostaria de ser uma voz de embalar como a voz feminina da Norah Jones ou a voz masculina do Damien Rice. E tu, se fosses uma voz, qual gostarias de ser?

Carta ao Pai Natal

Querido Pai Natal, Esta semana, andava por aqui a passear e vi que a Hipatia já te escreveu uma cartinha a pedir o Gérard Butler como prenda de Natal. Foi com antecedência porque, o ano passado, o seu pedido não foi concedido, talvez pelo envio tardio da carta...
Por isso, como sou uma menina ajuizada que se porta bem e até tirou fotografias para todos os blogues colectivos que já surgiram. Não exterminei o amorizade como prometido. Não tenho insultado os palermas que andam na estrada com cartas tiradas em pacotes de batatas fritas. E juro que não tenho abusado nos chocolates nem nos gelados (talvez só em Julho e Agosto, um bocadinho).. Não tenho distorcido a língua a escrever naum em vez de não, nem kuando em vez de quando, nem em sms! Levo o cão à rua todos os dias e separo o lixo todinho.
Pai Natal, não queria que me trouxesses ninguém em especial. Queria APENAS um homem simples: que tivesse o sentido de humor do Robin Williams, a classe do Colin Firth, os olhos meigos do Rodrigo Santoro, a poesia de Luis de Camões, o carisma do Richard Gere, a maturidade do Sean Connery, o sorriso de cãozinho abandonado do Hugh Grant, o corpo do Christian Bale, a voz de embalar do Damien Rice, a psicologia do Jacques Salomé e a inteligência do António Damásio... E ainda que saiba fazer óptimas massagens e que goste de me pentear o cabelo, que seja quente para me aquecer os pés no Inverno e que também tenha jeito para outros trabalhos manuais caseiros. Penso que não me esqueci de nada, Pai Natal (também se me tiver esquecido, rectificam-se os pormenores no próximo ano).
E pronto (nem digo prontus nem nada), como me portei bem, acho que mereço ter o presente que te pedi no próximo Natal.
Um abraço de amorizade
jacky
P.S. A Sunrise sugeriu ainda isto: cu do Mel Gibson, charme do George Clooney, irreverência do James Dean, loucura do Brad Pitt, e que use kilt de vez em quando. Esquecimento imperdoável meu! Pode ser?

2005-10-20

As minhas mãos

As minhas botas

O meu 1bigo

Blogue para quê?

O Luís escreveu um ensaio sobre a irrelevância dos blogues: O blog é um instrumento que dá mais visibilidade às pessoas que o utilizam, aproximando-as de si próprias e dos outros. O seu impacto verifica-se assim, desde logo, nos seus utilizadores, quer sejam autores ou leitores. Esse impacto resulta no melhor conhecimento de si e dos outros, e nos relacionamentos que desta forma se estabelecem. Deste ponto de vista, direi que os blogs são irrelevantes, só as pessoas importam. (...) (publicado a 10.05.2005) Olá eu sou a Jacky, sou uma blogómana. Não consigo viver sem o meu blogue. Eu sou ele e ele é eu. Às vezes, ele também é outros, mas sempre visto através dos meus olhos. O meu blogue é a porta aberta duma casa acolhedora onde gosto de receber quem vem por gosto. O meu blogue é partilha e é ouvido atento. Sou amorizade. Gosto de mimar e de ser mimada e o meu blogue é espelho de toda essa doçura que se gerou por aqui. É verdade, Luís, o blogue é irrelevante mesmo. O importante são os laços que se criam entre as pessoas que por aqui passam e vão ficando comigo! :) E tu, blogue para quê?

Kit o gato leitor

O processo é simples. Começo eu uma história e quem quiser vem continuá-la, sempre a partir do último comentário. A mesma pessoa pode participar várias vezes, desde que não sejam duas vezes seguidas. Quando a história ficar parada, se quiserem acabo-a a eu. A. Langston Kit, o gato leitor História escrita a várias mãos por AZUL, Fernando F, Gotinha, jacky, Jotakapa, Jorge Morais, Lady Xanax, Moi, Visitante X, Yardbird, ... Era uma vez, um gato chamado Kit que tinha a mania de ler, enquanto estava na casa de banho. Naquele dia estava deliciado a ler o último livro de Umberto Eco e estava tão absorto na leitura que não se apercebeu do passar do tempo. De facto, já nem necessitava de continuar sentado na sanita. Mas o livro prendia-o de tal forma até que o telefone começou a tocar. O Kit salta da sua sanita, deita o livro para o bidé e corre para o telefone, não fosse a sua querida adorada Felicia a convidá-lo para um passeio na biblioteca nacional. Ele atende o telefone e para sua surpresa era a Katty, sua vizinha do 2º andar, a quem a máquina de lavar roupa, terá parada a meio da lavagem, sem qualquer aparente razão para isso. Pedia então a Kit, que lá fosse a casa para lhe dar uma ajuda. Sendo Kit um gato muito cavalheiro, logo se prontificou a correr em auxílio da vizinha, esquecendo por completo, tanto a sua amiga Felícia, que poderia a todo momento tentar ligar-lhe, como do seu livro do Umberto Eco que tão deliciosamente estava a ler na casa de banho. Tal foi a pressa que não reparou que, na pata esquerda, ia agarrado um bocado de papel higiénico. Subiu as escadas a galope fazendo o papel esvoaçar pelos degraus. Ainda a resfolgar, bateu à porta que se abriu de imediato: a Katty aparecia-lhe deslumbrante, mal envolta no seu roupão de seda Chanel, com o logotipo bem à vista, tão à vista como uma boa parte da sua anatomia, lustrosa e cheirosa. Pelo aroma que se libertava pelas escadas, notava-se que tinha acabado de sair de um dos seus banhos de espuma. De queixo pelo peito, olhou-lhe o focinho e ela deitou-lhe um daqueles bater de pálpebras que deixam um macho à beira do colapso. Ficou extasiado, o pobre Kit. Com tal sublime imagem, exalando aromas que lhe faziam crispar os pelos do dorso,sendo um gato pacato e recatado, ficou petrificado não sabendo o que fazer. Nunca lhe tinha acontecido tal coisa!! Nesse preciso momento, o seu apurado ouvido de felino, ouviu o telefone de sua casa no andar de cima. Era a sua adorada Felícia, desta vez tinha a certeza, mas tornou a enganar-se. Era um senhor do Circulo de Leitores a dar-lhe os parabéns pelo prémio ganho por ter sido considerado o melhor cliente de 2004. Um cheque no valor de 2500€ vinha mesmo a calhar, pensou o Kit e começa a rir às gargalhadas. Entretanto, a Katty ouve a barulheira e junta-se à festa e começa logo a fazer-se ao bife. Viagem, compras... tudo o que uma gata poderia sonhar. O Kit eufórico sai a correr de casa para se ir encontrar com a sua Felícia para lhe contar a novidade e os seus planos para gastarem o dinheiro. Ao chegar perto da casa da sua amada vê algo que o deixa maluco, desnorteado e cego de ciúmes. Ficou estático. Seguidamente, sendo um gato acima de tudo austero e pouco dado a manifestações exuberantes, contou até 10 para se acalmar,pondo-se então a congeminar o que faria a seguir. Olhou para o seu relogato, e verificou que eram 17H00. Decidiu ir para casa, esperando que pelo caminho, a brisa agradável que soprava, lhe resfrecaria as ideias. De momento não lhe saía da cabeça, a imagem da sua querida Felícia, empoileirada à janela do r/c de sua casa, conversando animadamente com o Ric, um belo e esbelto gato persa. Sentia que algo de anormal se passava. Aquela não era por certo uma inocente conversa de amigos. Teria de haver algo mais. Subitamente veio-lhe à memoria a imagem da sua vizinha Katty. Apressou o passo. Enquanto caminhava, Kit pensava... Ric tinha a mania que sabia muito e que tudo (e todas) lhe iriam cair aos pés. Além disso, era dono de uma enorme biblioteca de deixar qualquer invejoso, Isso deixava Kit, o gato leitor, ainda mais triste, porque o atacava naquilo que ele mais tinha orgulho: a leitura. Sabia há muito tempo que Ric apaparicava discretamente Felícia com elogios, enquanto que ela tinha um comportamento esquisito quando se falava dele entre amigos ou de qualquer assunto que se relacionasse com a dita figura (ou figurão). Felícia já em outras alturas tinha deixado dúvidas a Kit, mas ele sempre assumiu que era fruto da sua imaginação felina e do medo que tinha de imaginar que a sua bela gata se pudesse apaixonar por outro. Colocava as patas no fogo por ela, sabia-a incapaz de o enganar. Mas com Ric era diferente, os olhares cruzados, os elogios, as conversas, o gosto repentino de cada um deles por tudo aquilo que o outro gostava. Decidiu que era tempo de mudar alguma coisa naquela vida de gato (ou de cão). Voltou a concentrar a mente em Katty que há muito se insinuava e o tratava como um verdadeiro felino gosta. Correu mais confiante para casa, ainda cogitando o assunto. Anoitecia. Com o cair da noite, veio tambem uma brisa fresca não muito agradável. Kit lembrou-se então de uma citação que teria lido não se recordava onde: "Se não podes ter a gata certa, diverte-te com a errada". Não se enquadrando esta citação nos seus princípios, decidiu ainda assim ir ter com a Katty. Começava a levantar-se um vento frio, próprio do anoitecer no início da Primavera. Seria óptimo para estar aconchegado em casa, na companhia e, algo mais, da Katty. Chegou ao seu prédio. Entrou, e foi direito à porta de Katty. Surpreendentemente, esta estava com o seu deslumbrante Channel, à sua espera. Ronronava maviosamente. Kit não perdeu tempo e entrou, com o seu andar jingão, misto de gato das botas e Mistoffelees. E ronronou: - Então, baby, let's have a gelate together? Frente a frente, ficaram parados, Kit & Katty, a fazer uma pausa. Depois daquele momento em que Katty fico sem palavras, Kit dá uso aos seus talentos de galã e apressa-se em relação a Katty! É meia noite e encontram-se ambos refastelados por cima do macio Channel! Cada um ronrona como a sua respiração melhor lhe permite, e eis que de repente Kit dá por falta de algo. Tinha-se esquecido!!!! Como podia ele, um gato, acima de tudo ciente das suas obrigações, cauteloso e previdente, ter-se esquecido de tal coisa!?!?!?! Imperdoável, pensou ele ao mesmo tempo que tentava arranjar uma justificação que aliviasse a sua consciência. Bem... com a azáfama do dia, qualquer um se poderia ter esquecido de pagar a conta da electricidade, mas o pior é que era o último dia, e com a confusão tinha perdido a factura!!! Era isso que lhe faltava e ele lembrou-se assim tão de repente... Preocupado olhou para Katty e pensou: "Não posso trocar este momento tão delicioso na companhia de Katty, por uma vistoria total pela casa à procura de uma factura, é que nem pensar! Ela aqui ao meu lado, preparada para tudo, deslumbrante e de respiração quente... NÃÃÃÃO! Amanhã, logo tratarei de arranjar um tempinho para procurar a maldita da factura!!!" Kit decidiu então aproveitar ao máximo a companhia de Katty, temendo que aquele momento tão invulgar na sua vida, acabasse de forma trágica! Limpou a sua mente de assuntos sem lógica e preparou-se para uma noite de loucura... Começou por lamber o pêlo de Katty para que ficasse bem lustroso como convém a uma gata vestida de Chanel. Hummm... Ela sabia a peixe fresco acabado de pescar numa madrugada de Inverno. Ficou logo a imaginar um cenário idílico para ambos como gato sonhador que era. Ele e Katty num barco de pesca com ratinhos no convés para poderem brincar antes de se deleitarem com o peixe fresco caído das redes. Subitamente, Kit foi acordado do seu idílico sonho; Uma gota de água caiu-lhe no seu já húmido nariz!!! De onde viria?!?! Não queria acreditar!! Era do tecto, e portanto de sua casa. Isto significava que provavelmente teria uma inundação em casa!!! Logo agora!!! De um salto de felino, foi até à porta, abriu-a e que nem uma bala subiu as escadas, deixando a pobre Katty, estupefacta sem saber o que teria acontecido. Lá se ia uma bela noite de delícias!!!! Que gato mais estranho, pensou ela para com os botões do seu Chanel....
Entretanto, Kit chega a casa, abre a porta, e qual não é o seu assombroso espanto quando repara que a EDP meticulosamente tinha cortado a sua electricidade à meia noite em ponto. Afinal de contas, a conta era para pagar no dia anterior até às 23:59, e ele tinha deixado a máquina de lavar roupa a lavar no programa mais longo, pois aqueles cobertores que lá estavam tinham nódoas de peixe que nunca mais acabavam e não eram lavados desde o ano passado. O mecanismo automático de corte de água não tinha funcionado, pois a máquina já era velha (era para já ter comprado uma nova, mas a maioria do parco orçamento ia para os livros) e a água tinha ficado a correr, saindo pelo filtro da máquina e inundando o chão da casa toda, ao ponto de até os degraus da escada já estarem molhados... e agora, pensou ele, "espero que os meus livros não se tenham molhado" e...

2005-10-19

Can't fight this feeling, Reo Speedwagon

Chagall I can’t fight this feeling any longer And yet I’m still afraid to let it flow What started out as friendship, has grown stronger I only wish I had the strength to let it show I tell myself that I can’t hold out forever I said there is no reason for my fear Cause I feel so secure when we’re together You give my life direction You make everything so clear And even as I wander I’m keeping you in sight You’re a candle in the window On a cold, dark winter’s night And I’m getting closer than I ever thought I might And I can’t fight this feeling anymore I’ve forgotten what I started fighting for It’s time to bring this ship into the shore And throw away the oars, forever Cause I can’t fight this feeling anymore I’ve forgotten what I started fighting for And if I have to crawl upon the floor Come crashing through your door Baby, I can’t fight this feeling anymore My life has been such a whirlwind since I saw you I’ve been running round in circles in my mind And it always seems that I’m following you, girl Cause you take me to the places that alone I’d never find And even as I wander I’m keeping you in sight You’re a candle in the window on a cold, dark winter’s night And I’m getting closer than I ever thought I might And I can’t fight this feeling anymore I’ve forgotten what I started fighting for It’s time to bring this ship into the shore And throw away the oars, forever Cause I can’t fight this feeling anymore I’ve forgotten what I started fighting for And if I have to crawl upon the floor Come crushing through your door Baby, I can’t fight this feeling anymore. Mais uma das canções que ando a reviver com o Oceano Pacífico! Esta música já deve ter uns 20 anos... E tu, alguma vez lutaste contra um amor nascente?

Mais blogues voyeurs!

Já havia:
  • Frigoríficos
  • Sanitas
  • Portas
  • Roupeiros
  • Secretárias
  • Cuecas
  • Animais
  • Estantes & Leituras
  • Camas
  • E agora também há:
  • Sofás
  • Mãos
  • Ténis
  • Botas
  • Umbigos
  • Pronto, lá vou eu tirar mais umas fotos! No entretanto, continuo à espera da tua estante/livros (estanteselivros@gmail.com) e da tua cama (aminhacama@gmail.com, acompanhada dos respectivos textículos ou não! ;)

    2005-10-18

    Discos Pedidos

    Tenho andado de novo a ouvir o Oceano Pacífico na RFM. Acho que comecei a ouvir o programa desde que ele existe e tem-me sabido muito bem... Na altura, ouvia-se principalmente AM e rádios nacionais. Passava-se invariavelmente por programas de discos pedidos. - Estou sim? Como se chama? - Micas da esquina de cima. - Pode dizer a frase. - A rádio X é a melhor que há. - Qual é o disco? - The wall dos Pink Floides. - Essa já foi pedida. - Ah então uma qualquer do Marco Paulo. - Quer dedicar a quem? - Queria dedicar ao programa, ao meu namorado, à minha querida mãe, ao meu cão, às minhas primas da direita de baixo.... Hehehehehe. Até tenho saudades! Quem se lembra? E das músicas que passavam, qual recordas com mais saudade ou que mais te faz rir?

    2005-10-17

    Uma personalidade, uma música

    Desafio no Fragmagens! Eu participei com estas: - Alexandre Frota (depois de sair da 1ª companhia): I Will Survive - Gloria Gaynor - Zézé Camarinha: Eu dou tudo por ela - Zé Cabra - Lili Caneças: Diamonds are the girls best friends - Marilyn Monroe

    Singles e LPs

    A propósito deste post do Jorge Morais (já na casa nova), sobre as músicas que dançámos nos bailes, recordei alguns discos em vinil que tinha aqui em casa. E lembrei-me disto: Queria propôr ao Yardbird e aos blogonautas lusófonos, se não podem considerar a proposta de publicar n' Os Dias da Música, a publicação de fotografias de singles e LPs e, para os menos cotas, de cds que mais nos marcaram. Que acham? Eu começo com uma das músicas que eu me lembro de dançar nos bailes: o anel de noivado (que ainda hoje acho hilariante): E a igreja estava toda iluminada E ela estava já casada a mulher que eu adorei tralalalala aneldenoivado.jpg E desta capa, não estavam à espera, pois não? Pois é! GNR quer dizer Grupo Novo Rock! Se tens 18 anos e a 4ª classe, És um jovem ambicioso... E queres ser um GNR... gnr.jpg Este é especialmente para a Luna: Onde estão teus olhos negros é de 1977. (Valha-me Deus que estou tão cota...) Onde estão teus olhos negros Que eu de perto vi antes de ir dormir E agora estão longe daquiiiiiiiiiiiiiii thefevers.jpg E tu? Ainda tens os teus discos em vinil ou nunca ouviste falar? Que músicas do tempo de vinil mais gostas de recordar? ;)

    Perfume

    Hélène Corriveau Sou muito «cheirinhas» mas talvez ao contrário dos outros. Gosto imenso de perfumes, dos frascos e das publicidades fantásticas dos perfumes, mas não suporto a maioria das fragâncias. Hoje, por exemplo, fui buscar o filho da minha vizinha à escola e fiquei ao lado duma adolescente que cheirava a côco!!! Ao fim dum minuto, estava quase agoniada. Que cheiro tão intenso! Se eu estivesse à beira dela nas aulas, acho que ao fim dum tempo, teria de ir para casa com uma grave indisposição... Ainda bem que não somos todos iguais! E tu, gostas de perfumes? Suaves? Intensos? Deixas-te influenciar pela publicidade? pelo frasco? pela marca? Conta-me!

    XC - Verde

    Coloro de verde O germinar do teu ser Nos meus pensamentos. jacky (17.10.2005) O tema desta semana no Lirismo Minimalista é a amizade. Fico à espera de vos ler por lá.

    LXXXIV - Castanho

    Escrevo a lilás O carinho da tua mão nos meus caracóis. jacky (17.10.2005)

    LXXXVIII - Vermelho

    Tinjo de vermelho O incêndio da paixão qu'acendes em mim. jacky (17.10.2005)

    LXXXVII - Branco

    Coloro de branco sereno, a tristeza contida em ti. jacky (17.10.2005)

    LXXXVI - Preto

    Escrevo a preto A angústia de te perder Quando dizes: - Adeus... jacky (17.10.2005)

    2005-10-16

    IV encontra-a-funda

    Já me inscrevi. Vai ser nos dias 26 e 27 de Novembro, em Beja. Agora, só faltas tu!