2005-11-02

Há dias em que..

Há dias em que mais valia nem sair da cama e hoje foi um deles.
1º Adormeci e o Mário chegou atrasado à escola, depois de ter tossido bastante menos esta noite e de estar mais recuperado.
2º Imprimi umas folhas para levar para as aulas e quando as tirei da impressora, reparei que tinha ficado sem tinta. Portanto, folhas nicles!
3º Apanhei os semâforos do metro todos fechados e um percurso que costuma demorar 5-8 mn demorou 15mn.
4º Como já estava atrasada, não arranjei estacionamento à primeira e tive de dar várias voltas ao quarteirão até que lá arranjei um lugar no cu de Judas. (malcheiroso por sinal, o gajo não toma banho há séculos...)
5º Fui buscar as folhas de presença e cumprimentar a minha coordenadora a correr porque já estava atrasada. Nisto ela faz uma cara estranha e cai redonda no chão. Fica com convulsões. Como sempre me acontece, mantive o sangue frio. Fiquei por perto para ver se ela não se magoava nos móveis ao lado. Começou a chegar gente em pânico. Telefonaram para o 112. Entretanto havia quem lhe quisesse pôr coisas na boca mas eu tinha lido algures que não se devia. Fiquei na dúvida. Lá consegui virá-la de lado e finalmente parou com as convulsões. Já lá estava muita gente para ajudar, mandei abrir a janela e pararem de fumar e depois saí para as aulas atrasada e a tremer um bocado. Como nunca chego atrasada, esperaram por mim, ao menos isso. Que mais faltará acontecer? :( O que mais me irrita é que andei 5 anos na Faculdade a aprender algumas coisas que não interessam para nada mas lidar com problemas da vida real que podem acontecer durante as aulas, ninguém nos ensina! Não seria mais importante todos os professores terem um curso de socorrismo integrado nos estudos do que saber o sexo dos anjos duma disciplina teórica qualquer? Riquita, Pinguinhas, Ajudem-me, por favor! O que é que se deve fazer quando uma pessoa tem um ataque de epilepsia?

7 comentários:

Blogger José Gomes disse...

Olá Jacky.
Foi um dia para esquecer.
Mas o teu sangue frio ajudou muito.

Os cuidados a tomar devem estar de acordo com o tipo de ataque que se está a verificar. Nas convulsões pequenas ou nas crises com perturbação de consciência, o doente deverá ser protegido de um eventual perigo durante a crise, devendo ser mantido o apoio até à recuperação completa da consciência.

Nas crises em que se verificou movimentos intensos dos membros, é importante:

manter a calma;
evitar que o doente bata com a cabeça, segurando-a se necessário;
deitar o doente de lado e desapertar-lhe a roupa;
manter a assistência até que se verifique recuperação completa da consciência.
IMPORTANTE:
Se a crise demorar mais do que cinco minutos e não conheceres o doente, chame uma ambulância.

Nunca introduzir qualquer objecto, ou os dedos, entre os dentes do doente, não tentes impedir os movimentos, nem tentes transportá-lo para outro lado, excepto em situação de perigo.

É o que me lembro.

(de um curso de primeiros socorros feito há anos)

Um abraço.

11/02/2005 06:03:00 da tarde  
Blogger nana disse...

não sei dar dicas dessas, mas tive um dia igualmente mau:
o despertador não tocou, faltei ao dentista...e consegui atrasar-me à tarde, agora com as substituições nem o 2º tempo se salva...amanhã( já é) vai ser um bom dia, só pode!!
as melhoras ....
;)

11/03/2005 01:36:00 da manhã  
Blogger jacky disse...

Obrigada Zé, acho que os teus conselhos vão fazer jeito a imensa gente!

Nana, participas quando quiseres. Espero que o dia de hoje corra melhor.

Beijinhos aos 2 :)****

11/03/2005 11:55:00 da manhã  
Blogger ponto azul disse...

Fizeste o teu melhor e foste corajosa!Bjs :-)

11/03/2005 03:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

para crises epilécticas, diazepam ('valium') em supositório ;D agora andar com isso na carteira, é outra história! =D

11/04/2005 12:13:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

...epiléticas... os meus dedos resolveram acrescentar um 'c' sem eu reparar. ai.

11/04/2005 12:15:00 da manhã  
Blogger jacky disse...

Obrigada ponto azul e Kity :) Pois não me estou a imaginar a andar com isso na carteira ;)

11/04/2005 01:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home