2005-03-19

diversão marítima

Na 5ª-feira, levei os miúdos à praia, para apanharmos ar e irmos apanhar pedras e conchas para as nossas actividades. A praia mais perto de minha casa seria em Matosinhos, mas lá não há pedrinhas. Fomos então para Leça da Palmeira. Esta praia que fica num cantinho junto ao farol de Leça costuma ter muitas lapas e caramujos. O que as crianças têm de bom é que se pode quebrar o real, fantasiar e fazer de conta naturalmente. Qualquer coisa as faz feliz e vêem beleza nas mais pequenas coisas. Encontrei aquela concha furada a meio e disse à D.: - Queres um anel? E ela, feliz: - Quero!!! Colocou-o no dedo, foi mostrar aos outros e começámos logo a procurar anéis para todos. O meu filhote aproveitou logo para se despir, pois ele ao contrário de mim é calorento. Parecia um cabrito do monte a trepar pelas rochas acima. Enquanto que as meninas (duas coleguinhas da turma dele que vão quase todos os dias para nossa casa fazer os deveres e brincar), ficavam na areia à pocura de anéis e outros tesouros valiosos... Depois de enchermos um balde de preciosidades, lancharam e brincaram nos divertimentos junto à praia. À vinda para casa, estavam endiabrados. Andaram às solhas e às chapeladas. O carro abanava sempre que se agrediam entre «biiiiiiiiiiiiiiiicha» (Raisparta o WhiteCastel), «ó estúpido», «ó trol» e por aí fora. Ensinei-lhe outros nomes também engraçados para variar: «cavalgadura», «bovino» e «suino» entre outros. Para os entreter, lembrei-me logo dum jogo de palavras ao qal aderiram logo. É perguntar ONDE ESTÁ/O QUE ESTÁ qq coisa? e a resposta tem que rimar com a última palavra mesmo que não faça sentido nenhum. - O que está atrás da porta? - Está uma sanita torta. - O que está na sanita? - Uma caganita... Entre objectos e lugares, continuaram com as sapatadas e os insultos: ó sua calgavadura!! Ó sua cagalvadura!! Há dias que me divirto imenso com eles mas na quinta fiquei cansada...

1 comentários:

Blogger João Mãos de Tesoura disse...

HAHAHA!
Adorei! Senti-me um miúdo no banco de trás a fazer gestos indecorosos para os outros carros... :)
Bjs

3/20/2005 11:30:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home