2006-01-18

As imagens cinematográficas que me ficaram na retina

Há dias vi este post no Contra-Capa sobre as imagens que vimos em filmes e que ficaram na memória. A Riquita seleccionou 3 das 100 que o Guardian publicou. Neste caso, não consegui ser resumida e eis algumas cenas do cinema que me ficaram na retina e de que me lembro neste momento:

Imensas cenas do Clube dos Poetas Mortos, entre outras,
a cena final em que ficam em cima das carteiras A minha cena preferida do Love Actually quando os dois tímidos: Karl e que se amam em silêncio, vão dançar na Festa de Natal e compreendem finalmente que a atracção é mútua. Imensas cenas do Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, a minha favorita quando ela vai ao comboio fantasma e ele lhe sopra ao ouvido UUUUUUUUHHHHHH! A cena em que a Scarlett vai buscar um médico para a Melanie que vai ter um bebé em E Tudo o Vento Levou e vê aquele cenário de milhares de feridos no chão. No mesmo filme, quando a doce Melanie mata o soldado que queria violar a Scarlett... A cena em que o Psiquiatra em que conta ao Will Hunting que o que mais recorda da mulher são aquelas pequenas coisas parvas como ela por exemplo ter flatulência, no Good Will Hunting. O abraço final quando o Will finalmente se abre... A dança no Singing in the Rain. Quando Jesus dá de beber a Ben-Hur e ele ganha esperança. A cena da corrida, claro. E a corrida mais futurista do Starwars - episode I. Da guerra das estrelas, guardo muitas imagens. Uma delas são os Ewoks, aqueles ursinhos peludinhos, do último filme A cena da despedida entre o ET e o miúdo no final e a bebedeira hilariante que o ET apanha a beber cerveja. As cenas de sedução no Piano, em que ele a conquista dando-lhe uma tecla de piano por cada vez que ela toca para ele ou tira uma peça de roupa, porque não faz isso por puro desejo de possuir mas porque a ama. A cena dos beijos no Cinema Paradiso.

Os olhinhos do Gatos das Botas no Shrek II.

A cena em que o Dumbo é embalado pela tromba da sua mãe, presa numa gaiola, porque teve um ataque de fúria no momento em que todos faziam pouco das orelhas grandes do seu filhote. Tão enternecedores :)) A cerimónia do chá no Karate Kid II (não arranjei imagem da cena). A parte final em que o Porquinho Babe arrasou com a concorrência canina e fica com o focinhito bem levantado e feliz por ter agradado ao dono. A cena em que ambos, Sandy e Danny, contam o seu amor de Verão em versões completamente diferentes e a cena final em que ela aparece completamente a arrasar toda vestida de couro preto em Grease.

Quando a Eowyn mata o Nazgul que nenhum homem podia dominar e muitas mais cenas do Senhor dos Anéis que nunca mais acabaria de enumerar...

Completar ainda com Moulin Rouge, Ultimo Samurai, Shall we Dance, Gigi, a Máscara, Dirty Dancing, Grease, Cidade dos Anjos, La Boum, Breathless, Oficial e Cavalheiro, Pulp Fiction, It's a wonderful life, Betty Blue 37º 2 le Matin, les gendarmes et les extraterrestres, Schindler's list, entre outros... (continua amanhã...)

E tu, que imagens cinematográficas te ficaram na retina?
(deixa aqui nos comentários a tua selecção ou avisa-me se postares no teu blogue porque acho este tema mesmo muito interessante)

7 comentários:

Blogger AcesHigh disse...

- no fim do filme Jerry Maguire quando a Rene Zellwegger diz ao Tom Cruise "you had me at hello.."

- no primeiro Matrix quando Morpheus dá a escolher ao Neo os comprimidos... o azul e o vernelho. pra que veja a verdadeira realidade!

- quando o Jim Carey canta o karaoke no filme Cable Guy e, no mesmo filme, quando travam o duelo medieval! lolol

ha muitas cenas mesmo mas agora só me lembro destas.... :)

um beijo jacky

1/18/2006 07:51:00 da manhã  
Blogger wind disse...

Muitos dos que escreveste também gosto, mas o filme que mais gosto é "O Piano". Toda a representação, o cenário, a história, são uma maravilha. Gosto também do Platoon, Apocalipse Now, e detesto filmes cómicos. lol

1/18/2006 10:43:00 da manhã  
Blogger Cientista disse...

Também acho este tema interessante, muito interessante mesmo. Mas não consigo ser tão decidida ao ponto de escolher 3, ou mesmo 10, ou até 20. Varia muito :)
Gostei de relembrar algumas imagens que referiste, como o abraço no Good Will Hunting, ou a sequência de imagens fortes do E Tudo o Vento Levou... :)

1/18/2006 10:55:00 da manhã  
Blogger Atlantys disse...

Uiiiiii desafio interessante e complexo... Vou fazer a minha selecção e aviso depois ;)

1/18/2006 10:56:00 da manhã  
Blogger robina disse...

O Sandokan, pode ser? :-)))

1/18/2006 12:19:00 da tarde  
Blogger Atlantys disse...

Já podes ir ver as minhas imagens Jacky ;)

1/18/2006 12:39:00 da tarde  
Blogger Uxka disse...

Blade Runner...fui ver e está na lista. É a cena de morte mais incrível para mim. Um dying speech que é uma fantástica declaração de amor/desejo de Vida de um não-humano.
Isto pode soar a lamechas mas é assim para mim.

1/20/2006 01:31:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home