O medo
Terra Laurant
O medo não tem formas. É uma indefinição que paira, uma ameaça que fica à espreita, como um felino camuflado pronto a atacar.
O medo tem muitos rostos. Surge na escuridão num canto da casa, no zumbido dum insecto, no chiar dum rato, na teia de uma aranha, num objecto afiado.
O medo tem muitos braços. Envolve-nos sem aviso prévio, com um cheiro que despoleta vivências antigas, com uma imagem que sugestiona filmes imaginados, com uma experiência nova que nos faz sentir inseguros.
O medo não tem nexo, nem tem lógica. Curar um medo é tarefa árdua. Uma criança só pode vencer os seus medos com muito amor, paciência e compreensão. Exigir a uma criança de deixar de ter medo e obrigá-la a enfrentar os medos sozinha, só vai piorar a situação.
Tive medo da escuridão e de andar de noite na rua durante muitos anos. O meu pai criou-me como um rapaz: uma gaja tem que ser forte, não há espaço para medos. Passei muitas noites acordada, gelada pelo medo, enfiada na cama, sem coragem para sair dela, até que chegasse o dia. Já em adulta, se estivesse em casa sozinha e falhasse a luz, era incapaz de me mexer e ficava paralizada pelo medo, até que chegasse alguém.
Não adiantou nada ser forçada e saber que o medo era fruto da minha imaginação. Simplesmente era incapaz de o dominar. Talvez tivesse sido diferente, se não me tivessem forçado a ser forte. Talvez tivesse sido mais fácil, se tivesse sido mais protegida..
Um dia, não sei como nem porquê, deixei de ter medo. Tinha 29 anos...
7 comentários:
Se calhar sabes, mas não queres saber:)
Eu ainda tenho medo do escuro :((
Agora só consigo adormecer com a tv ligada! É terrível.
Eu tenho medo de tanta coisa ainda...
Eu tive medo do escuro durante a adolescência, mas sempre que entrava no prédio onde morava!às vezes ainda tenho medo dos filmes de terror...(nã esquecer daquele que fiquei 3 dias a dormir de luz acesa!)LOL Bjs :-)Mas com as crianças tem de ser no seu ritmo e dando-lhes confiança...
Aguardo calmamente esse dia...!
Fizeste-me lembrar a frase 'Onde ha amor não há medo'...
pelos vistos o 1º ciclo de saturno trouxe a emancipaçao de alguns desses medos! :))
Na verdade, deixei de ter medo da escuridão e de andar de noite, mas é óbvio que não irradiquei completamente o medo da minha vida e compreendo perfeitamente quem não conseguiu ainda dominar o medo!
Beijinhos para vocês, wind, mari, atlantys, ponto azul, cientista e marian :)****
Porque será que nenhum homem se manifestou? ;)
Enviar um comentário
<< Home