2005-11-21

Dicionário Norte/Sul

Elaborado por Alegrão, Avô R, Edusha, Encantada, Fernando F, Jacky, Jotakapa, Pal, Pré-datado, Ponto Azul, rmc, Sunrise. Norte: aguça Sul: afia Norte: saraiva Sul: granizo Norte: cimbalino/café Sul: bica Norte: fino Sul: imperial Norte -Sertã Sul -frigideira; Norte -Molete Sul -papo seco; Norte -guarda-vestidos Sul -guarda fatos Norte:guarda-chuva Sul:chapéu de chuva Norte:picheleiro Sul:canalizador Norte: cruzeta Sul: cabide Norte: quarto de banho Sul: casa de banho Sul: Malha (na meia) Norte: Foguete Norte: Aloquete Sul: Cadeado (que no Porto significa corrente) Sul: à maçã Golden chamamos Pêro Norte: Maçã (aplica-se a todos os tipos) O magnório e a nêspera também cabem na lista. Por cá as panelas e tachos têm testos, enquanto que pelas bandas do sul têm apenas tampas! N: trengo, S: desajeitado N: à minha beira, S: ao pé de mim N: estrugido, S: refogado N: pingo, S: garoto N: tripas, S: dobrada Norte - carapins Sul - sapatinhos(!) N: bueiro/ S:sargeta (em Setúbal e Olhão tb pode ser bueiro); NeS: caroço da maçã (ou pero) C: pícaro; N:quarto de banho, S: casa de banho; N: "dezôito", S: "dezóito"; N: mandar ajeitar algo avariado, S:mandar arranjar; N: calcar, S: pisar; N: pisaduras, S:nódoas negras; N: chapo, S: chapada, bofetada N: pingadeira, S: assadeira N: meia-hora, S: meio-dia P- Pinto da Costa L- Tinto da Posta eu sempre soube o que os meus primos sulistas queriam dizer com as suas expressões, mas quando eu lhes falava com algum destes termos - "que saraivada!!" ou "põe na cruzeta.", eu ouvia sempre uns escandalizados: "o quê??? o que é isso????" (pal) Há uns anos fui passar o natal ao Porto e o meu irmão mandou-me ir à mercearia comprar uma "penca". Eu disse-lhe logo: Deves estar a gozar comigo!!! Mas lá fui eu, pensando que ia a gozar com alguém, dirigi-me à senhora da mercearia e a medo: Olhe... Eu não sou daqui mas mandaram-me vir comprar uma "penca"... E pronto fui aviado e fiquei a saber que uma penca (Porto) é uma couve portuguesa (Lisboa). Para complementar, uma "penca" em Lisboa quer dizer um grande nariz... (Alegrão) Norte - Vidro Sul - Bidro Norte - Bem Sul - Benhe Norte - Vinte e oito Sul - Bintoito Norte - Sim Sul - Sinhe (Fernando F) Já agora acrescento: Norte: Gaiija Sul: Gája Lembras-te de mais alguma diferença?

4 comentários:

Blogger wind disse...

eheheh, o que me ri agora com as diferenças:) Há palavras vossas que de facto não entendo:)

11/22/2005 12:55:00 da manhã  
Blogger Sunrise disse...

Ó miúda, tinhas bebido uns copitos, não? Entre o "vidro" e a "gaja" está tudo trocado, ou é dos meus olhos? ;)
A única diferença que me lembro é no comportamento: os do Norte são mais calorosos e brindam-nos com mais palavrões...:))

11/22/2005 09:15:00 da manhã  
Blogger jacky disse...

Depois eu ajeito melhor ;)
pronto essa dos palavrões vou fingir que não li! :D

11/23/2005 01:32:00 da tarde  
Blogger Cerejinha disse...

Parece-me que os últimos norte-sul estão um bocado trocados...ou é impressão minha?
Já agora, guarda-chuva também é sombrinha, no sul; e aguça/afia é tabém apara-lápis.
:-)

11/23/2005 02:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home