2006-02-20

Melancolia

A melancolia é um sentimento suavemente triste. Existe em nós como uma leve cortina que encobre as cores garridas da realidade. Os dias decorrem quase tranquilos, se não fosse essa melancolia que nos mantém estáveis na escala das emoções. Um melancólico pode estar contente mas raramente hilariante; pode estar aborrecido mas raramente em cólera. A melancolia está presente nos fins de tarde. Não há nada como um pôr-do-sol suave para espelhar o coração dum melancólico. Também se sente apaziguado com os tons quentes das folhas de outono, caídas no chão. A melancolia é a porta de entrada ou de saída da tristeza. Pode ser o prenúncio de uma depressão nascente ou o sentimento final de uma perda. A melancolia é tristemente suave se não se instalar definitivamente, porque se persistir, impedir-nos-á de viver intensamente a vida, o mundo e as pessoas que nos rodeiam. Texto de Jacky com pintura de Edvard Munch

3 comentários:

Blogger wind disse...

Para mim melancolia é tristeza. Acho que quando se está assim, nem rir se consegue.

2/20/2006 12:57:00 da tarde  
Blogger Sonhador Acordado disse...

Ai, o por-do-sol! É algo de tão belo e grandioso, mas inevitavelmente melancólico. Porquê? Se é belo devia-nos deixar felizes. Será porque sabemos que essa beleza vai desaparecer em pouco tempo?

O sentimento de melancolia está muito bem descrito. Achei interessante referires que pode ser a porta de entrada ou saída para a tristeza. Nem todos se lembram disso.

Beijinhos,

2/20/2006 02:02:00 da tarde  
Blogger Marian - Lisboa - Portugal disse...

És uma bel alma de artista!...
;)

2/20/2006 10:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home